A Luta de Joni
Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5:18
Joni não conseguia entender como um Deus bom podia permitir que algo tão terrível como aquele acidente pudesse acontecer com um de Seus filhos. Ela estava deprimida, ressentida e zangada.
Durante aqueles meses de frustração, um amigo, Steve Estes, passava muitas vezes algum tempo ao seu lado. Ele trazia pizza ou rosquinhas e lia a Bíblia para ela. Joni escutava porque gostava da companhia dele, mas não estava muito interessada nas palavras que ele lia.
Então chegou o dia em que ele leu 1 Tessalonicenses 5:18: “Em tudo dai graças.”
Fechou a Bíblia e disse:
– Bem, Joni, você não acha que já está na hora de dar graças a Deus por aquela cadeira de rodas?
– De jeito nenhum! – respondeu Joni. – Não me sinto grata e não vou dizer que estou agradecida. Não vou agradecer quando não tenho vontade.
– Epa! – respondeu Steve. – Preste atenção ao verso. Ele não diz que você precisa sentir-se agradecida. Diz simplesmente que você deve dar graças em todas as circunstâncias, boas ou más, quer você tenha vontade, quer não.
– Mas como vou agradecer a Deus, sendo que não entendo por que tudo isso aconteceu comigo? – choramingou Joni.
– Nós nunca entenderemos os caminhos de Deus – continuou Steve. – Você não precisa entender o porquê; precisa apenas ser grata porque Deus está presente em sua vida, conduzindo e ajudando você.
Depois disso, Joni cerrou os dentes e, através das lágrimas, orou: “OK, Senhor, eu Te agradeço esta cama de hospital. Bem que eu gostaria de comer pizza, mas se quiseres que eu coma mingau de aveia, está bem. E obrigada, Senhor, porque a fisioterapia está me ajudando. Sinto-me grata porque, ao tentar escrever o alfabeto hoje com um lápis entre meus dentes, as letras não saíram como garranchos.”
Não aconteceu da noite para o dia, mas Joni finalmente mudou. Ela escreve: “Sentimentos de gratidão começaram a avolumar-se. Foi como se Deus me recompensasse por eu ter obedecido e dado graças.”
Sendo Amigos
Ser amigo de Deus significa agradecer-Lhe todas as circunstâncias da vida, boas e más, com ou sem vontade.